SER CRIANÇA É ... O cantinho da nossa Alma onde se é genuinamente feliz. É onde queremos que estejam todas as crianças que conhecemos e aquelas que não conhecemos. As nossas e as dos outros. As daqui e as de além.

Queremos fazer desse canto da Alma uma mansão cheia de portas e túneis, um castelo ou uma gruta com espaço para aventuras em terra, no espaço, ou no mundo subaquático. Aqui, os monstros e as fadas podem fazer corridas de carros contra os animais das fábulas. Aqui vamos contar, ilustrar, animar, vamos trazer quem saiba escrever sobre coisas interessantes para os miúdos e para os graúdos deles. O nosso limite é o da imaginação. E todos nós sabemos onde ela leva as crianças...

sexta-feira, 4 de junho de 2021

Todos os escritores do mundo têm a cabeça cheia de piolhos

 


Apesar de dispensar apresentações, vamos apresentá-lo: José Luís Peixoto! Nasceu em Galveias, vila alentejana que este filho da terra eternizou em livro no quinto romance que escreveu e publicou em 2014 pela Quetzal Editores.

José Luís Peixoto é escritor, é poeta, dramaturgo, é um contador de histórias por excelência. É seguramente um dos escritores mais importantes da literatura portuguesa contemporânea e quando escreve para crianças consegue ser cativante, divertido, tem o dom de falar com os pequenos leitores de igual para igual evitando a infantilização. Pelo menos foi o que sentimos com este conto. Como sempre, antes de serem incluídos aqui no blogue, os contos passam por um “crivo” que está nas cabecinhas de entre os 5 e os 10 anos e foi unânime: tem que ser narrado! Mas este livro é, à semelhança de muitos, para ser visto e tocado. Aliás, nele se fala dos ilustradores e do seu papel no desenrolar das histórias.

Quando o autor fala dos escritores do Mundo há retratos, quase caricaturas de alguns nomes maiores da Literatura e podemos adivinhar Saramago, Gabriel García Márquez, Fernando Pessoa...e claro, um José Luís Peixoto, de t-shirt preta, braços tatuados e piercings na orelha direita!

Feitas as dispensáveis apresentações, vamos ao conto...e fica um desafio: ganha quem resistir à tentação de coçar a cabeça!

Original de José Luís Peixoto  //  Lido a partir de “Todos os escritores do mundo têm a cabeça cheia de piolhos” – Quetzal


2 comentários:

  1. Na minha prateleira, a aguardar uma viagem inspiradora...na biblioteca escolar!

    ResponderEliminar
  2. Verdadeiramente inspiradora,Tina! Obrigada por ter passado pelo Conto ao Ouvido e pela sua mensagem. Um abraço.

    ResponderEliminar

Depois de receberem a mensagem, os Mostrengos vão preparar o Caldeirão das Respostas.
Vamos adicionar ingredientes grotescos, polvilhar com purpurinas e pózinhos e quando estiver tudo a borbulhar, enviamos o mail com o resultado. Combinado?