SER CRIANÇA É ... O cantinho da nossa Alma onde se é genuinamente feliz. É onde queremos que estejam todas as crianças que conhecemos e aquelas que não conhecemos. As nossas e as dos outros. As daqui e as de além.

Queremos fazer desse canto da Alma uma mansão cheia de portas e túneis, um castelo ou uma gruta com espaço para aventuras em terra, no espaço, ou no mundo subaquático. Aqui, os monstros e as fadas podem fazer corridas de carros contra os animais das fábulas. Aqui vamos contar, ilustrar, animar, vamos trazer quem saiba escrever sobre coisas interessantes para os miúdos e para os graúdos deles. O nosso limite é o da imaginação. E todos nós sabemos onde ela leva as crianças...

quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

RUA DAS CÁRIES



Editada em Portugal em 1995 pela Desabrochar, esta obra da autora Anna Russelmann, é ainda hoje amplamente utilizada por professores, educadores e profissionais de saúde para a promoção da higiene oral e escovagem.

Com a “ajuda” do Glutão e do Lambão ficamos a saber o que realmente se passa dentro da nossa boca quando por exemplo, ingerimos demasiados doces ou o que acontece quando os diligentes Capacetes Verdes entram ao serviço armados “até aos dentes”.

De uma forma dinâmica, clara e gráfica, as crianças ficam sempre cativadas pelo enredo e seguramente esclarecidas quanto aos bons e maus hábitos no que à higiene oral diz respeito.

A autora aproveita também para apresentar e desmistificar algumas ferramentas que os dentistas podem usar durante uma intervenção. Nada é romantizado ou disfarçado: sim, vamos ver coisas afiadas em ação; sim, vamos ver uma agulha com uma “solução sonífera” e sim, vamos assistir a uma extração. E está tudo bem porque estamos a aprender as consequências dos nossos comportamentos e a incutir nas crianças a responsabilidade que é delas de respeitar, cuidar e proteger o corpo.


Original de Anna Russelmann  //  Lido a partir de “Rua das Cáries” – Desabrochar


4 comentários:

  1. Muito obrigada. Fantástico. A Mónica encanta-nos sempre com a sua voz. Beijinhos 😘 Margarida, Sara e André.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada! Um beijinho mesmo, mesmo enorme para poder ser repartido em partes iguais pelos 3!

      Eliminar
  2. Adorei a «Rua das Cáries» e a sua maravilhosa e expressiva narração! Muito interessante e didáctico! Parabéns! Susana Pedro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Susana! É sempre delicioso ouvir uma história e se ela for interessante e didática, tanto melhor! Um beijinho muito grande.

      Eliminar

Depois de receberem a mensagem, os Mostrengos vão preparar o Caldeirão das Respostas.
Vamos adicionar ingredientes grotescos, polvilhar com purpurinas e pózinhos e quando estiver tudo a borbulhar, enviamos o mail com o resultado. Combinado?