SER CRIANÇA É ... O cantinho da nossa Alma onde se é genuinamente feliz. É onde queremos que estejam todas as crianças que conhecemos e aquelas que não conhecemos. As nossas e as dos outros. As daqui e as de além.

Queremos fazer desse canto da Alma uma mansão cheia de portas e túneis, um castelo ou uma gruta com espaço para aventuras em terra, no espaço, ou no mundo subaquático. Aqui, os monstros e as fadas podem fazer corridas de carros contra os animais das fábulas. Aqui vamos contar, ilustrar, animar, vamos trazer quem saiba escrever sobre coisas interessantes para os miúdos e para os graúdos deles. O nosso limite é o da imaginação. E todos nós sabemos onde ela leva as crianças...

segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

EU SEI TUDO SOBRE O PAI NATAL


O conto de hoje foi escrito a duas mãos: Nathalie Delebarre é a autora principal e Aurélie Blanz a coautora. Juntas, escreveram várias obras que começam sempre por “Eu sei tudo sobre…” e espelham a simples complexidade da mente da criança, da forma como ela vê o Mundo, das razões que encontra para as coisas e das suas cores, cheiros e formas que tomamos como garantidas sem muito aprofundarmos sobre elas (as coisas).

De todos os temas, a existência do Pai Natal é talvez a mais sensível. Se por um lado, é a inocência que tentamos preservar enquanto educadores, por outro não nos agrada que sofram quando confrontados com aqueles que já não acreditam na “magia” e que, quando expostos a essa realidade (?), tenham que saber lidar com a dúvida.

Este conto, incluído no Plano Nacional de Leitura, é recomendado para apoio a projetos relacionados com o Natal na Educação Pré-Escolar, 1º e 2º ano. E foi escolhido a dedo para figurar hoje (véspera de Natal de 2018) para fazer parte do Conto ao Ouvido, por ser símbolo daquilo que queremos preservar e enaltecer nas nossas crianças. Que mantenham um espírito inquisitivo, que raciocinem e encontrem soluções para qualquer questão mas, acima de tudo…que se mantenham sonhadoras, esperançosas, criativas e com inegável e indelével sentido de humor.

É nisto que queremos acreditar enquanto, Pais e Educadores, nós…que sabemos tudo sobre o Pai Natal! Não sabemos?...


Feliz Natal!

Original de Nathalie Delebarre e Aurélie Blanz  //  Lido a partir de “Eu sei tudo sobre o Pai Natal” – Editorial Presença


Sem comentários:

Enviar um comentário

Depois de receberem a mensagem, os Mostrengos vão preparar o Caldeirão das Respostas.
Vamos adicionar ingredientes grotescos, polvilhar com purpurinas e pózinhos e quando estiver tudo a borbulhar, enviamos o mail com o resultado. Combinado?