SER CRIANÇA É ... O cantinho da nossa Alma onde se é genuinamente feliz. É onde queremos que estejam todas as crianças que conhecemos e aquelas que não conhecemos. As nossas e as dos outros. As daqui e as de além.

Queremos fazer desse canto da Alma uma mansão cheia de portas e túneis, um castelo ou uma gruta com espaço para aventuras em terra, no espaço, ou no mundo subaquático. Aqui, os monstros e as fadas podem fazer corridas de carros contra os animais das fábulas. Aqui vamos contar, ilustrar, animar, vamos trazer quem saiba escrever sobre coisas interessantes para os miúdos e para os graúdos deles. O nosso limite é o da imaginação. E todos nós sabemos onde ela leva as crianças...

terça-feira, 27 de novembro de 2018

4 CONTOS DE BICHOS DOS 4 CANTOS - Partes I e II


...não é comum mas já não é a primeira vez que recorremos à mesma obra para contar mais que uma história. Principalmente se falamos de contos curtos e irresistíveis sobre...bichos!
"Histórias pequenas de bichos pequenos" é um título longo que embrulha contos curtinhos, cheios de humor e cativantes.

Esta obra de Álvaro Magalhães tem mesmo muitos bichos com vidas que davam um livro mas escolhemos 4x2: quatro contos lidos agora e outros quatro lidos depois. Na Parte I temos a Traça (que não sabe o que é um traço), o Grilo (picuínhas com a escolha de histórias de grilos), a Centopeia (que com o calça-descalça às vezes é uma Cinquentopeia) e a Libelinha (que foi à pesca).




Sobre o autor podemos contar que nasceu no Porto, tem mais de 80 obras publicadas, escreve principalmente para crianças e jovens e assumimos que é dos autores que mais gostamos por cá. É divertido, usa uma linguagem riquíssima (que é o que todos queremos que as nossas crianças adquiram) mas acima de tudo, Álvaro Magalhães escolhe temas pertinentes e trata-os com carinho, clareza, originalidade e prazer. Cada conto, desta obra em particular, espelha criatividade e proporciona um prazer enorme a quem os lê em voz alta...e para isso estamos cá nós!

Vamos à Parte II. Meninos e Meninas, Senhores e Senhoras apresentamos: o Peixe-Cabeçudo ( que não é pescado, é hóspede), o Mosquito (ao serviço de Sua Majestade), o Escaravelho (com problemas de idade) e o Bicho-Carpinteiro (com problemas de vocação profissional).




Original de Álvaro Magalhães  //  8 contos selecionados e lidos a partir de “Histórias pequenas de bichos pequenos” – Editora Asa II

Sem comentários:

Enviar um comentário

Depois de receberem a mensagem, os Mostrengos vão preparar o Caldeirão das Respostas.
Vamos adicionar ingredientes grotescos, polvilhar com purpurinas e pózinhos e quando estiver tudo a borbulhar, enviamos o mail com o resultado. Combinado?