SER CRIANÇA É ... O cantinho da nossa Alma onde se é genuinamente feliz. É onde queremos que estejam todas as crianças que conhecemos e aquelas que não conhecemos. As nossas e as dos outros. As daqui e as de além.

Queremos fazer desse canto da Alma uma mansão cheia de portas e túneis, um castelo ou uma gruta com espaço para aventuras em terra, no espaço, ou no mundo subaquático. Aqui, os monstros e as fadas podem fazer corridas de carros contra os animais das fábulas. Aqui vamos contar, ilustrar, animar, vamos trazer quem saiba escrever sobre coisas interessantes para os miúdos e para os graúdos deles. O nosso limite é o da imaginação. E todos nós sabemos onde ela leva as crianças...

quinta-feira, 2 de março de 2023

Não é justo!


O conto de hoje é perfeito para falarmos de dois conceitos que são parecidos, mas diferentes: Igualdade e Equidade.

Antes de aprendermos a distingui-los vamos perceber cada um melhor.

Igualdade – é garantir a todas as pessoas uma série de oportunidades, bens e recursos semelhantes para que todos possam beneficiar dos mesmos Direitos, cumprir as mesmas Obrigações e Responsabilidades, e usufruir de iguais Condições.

Equidade - é um termo que implica Justiça (dar a cada um o que é justo, aquilo que lhe pertence) e igualdade. Portanto, isto também abrange o conceito anterior. Mas, ao contrário da igualdade, a equidade começa por avaliar aquilo que cada indivíduo precisa e tem de considerar as diferenças entre as pessoas, as diversas classes sociais e os níveis económicos.

A igualdade é uma garantia constitucional, isto quer dizer que está na Lei. Mas é também uma responsabilidade moral e individual. Tem de ser cultivada em todas as microesferas da vida: família, escola, sala de aula, empresa, comunidade. Quando respeitamos o outro sem considerarmos se é menino ou menina, rico ou pobre, nativo ou estrangeiro, se é portador de alguma incapacidade física ou mental, etc… No outro devemos ver sempre e apenas o nosso semelhante, tentar percebê-lo e escutar a sua voz.

Resumindo. 

Igualdade:
Dá a todos os mesmos recursos.
É baseada na integração.

Equidade:
Reconhece e aceita a diversidade.
Evita a discriminação.
É baseada na inclusão.

Um exemplo ilustrado que ajuda sempre a perceber estes dois conceitos é este:


Na figura da Igualdade todos recebem um caixote exatamente igual, mas nem todos conseguem ver o jogo. Não é justo!

Na figura da Equidade entendemos as necessidades de cada um e agimos de forma que todos possam assistir ao jogo de igual para igual! Isto sim, é justo!

Simples, não é? E, na nossa opinião Pippa Goodhart fez um trabalho extraordinário com o conto de hoje! A autora inglesa criou uma história tão divertida que torna tudo mais simples de entender e explicar. 

Podem saber mais sobre a Pippa aqui 

Original de Pippa Goodhart //  Lido a partir de “Não é justo!" – Nuvem de Letras


Sem comentários:

Enviar um comentário

Depois de receberem a mensagem, os Mostrengos vão preparar o Caldeirão das Respostas.
Vamos adicionar ingredientes grotescos, polvilhar com purpurinas e pózinhos e quando estiver tudo a borbulhar, enviamos o mail com o resultado. Combinado?