SER CRIANÇA É ... O cantinho da nossa Alma onde se é genuinamente feliz. É onde queremos que estejam todas as crianças que conhecemos e aquelas que não conhecemos. As nossas e as dos outros. As daqui e as de além.

Queremos fazer desse canto da Alma uma mansão cheia de portas e túneis, um castelo ou uma gruta com espaço para aventuras em terra, no espaço, ou no mundo subaquático. Aqui, os monstros e as fadas podem fazer corridas de carros contra os animais das fábulas. Aqui vamos contar, ilustrar, animar, vamos trazer quem saiba escrever sobre coisas interessantes para os miúdos e para os graúdos deles. O nosso limite é o da imaginação. E todos nós sabemos onde ela leva as crianças...

segunda-feira, 12 de setembro de 2022

O que fazer com um problema?


Para Kobi Yamada, o autor do conto de hoje, a criatividade é dom mais importante do ser humano. 
Está dentro de cada um de nós e nas suas palavras: “É metade arte, metade ciência”. Na opinião dele, temos que aprender a ter tempo para nós, para estarmos em silêncio, para não termos nada para fazer, tempo para nos aborrecermos e só então, ao procurarmos uma forma de ocupar a mente, atingirmos todo o nosso potencial. E sim, todos somos capazes de criar. Um pedaço de fio, um tubo de cola, conchas e pauzinhos, folhas secas e papel colorido…céus! As coisas que podem sair daqui!...

O autor norte-americano acredita que a criatividade é algo precioso! Quando somos tocados por uma ideia, uma visão diferente, uma perspetiva fresca sobre um problema, temos que agir! É nosso dever fazer alguma coisa com isso.

“O que fazer com um problema?” é um dos 3 livros inspiracionais para crianças que escreveu e que começam com uma pergunta. Os outros são “O que fazer com uma ideia?” e “O que fazer com uma oportunidade?” – todos publicados em Portugal. Cada um deles é ilustrado por Mae Besom, uma artista chinesa que se inspira na natureza para criar ilustrações elegantes, delicadas, cativantes e mágicas. Dá para perceber o quanto adorámos as ilustrações deste livro? É que gostámos mesmo muito. 

O autor tem mais livros editados em português e todos com mensagens poderosas sobre a força que cada um tem dentro de si e que deve escutar desde a infância.

Original de Kobi Yamada //  Lido a partir de “O que fazer com um problema?" – Editora Zero a Oito


Sem comentários:

Enviar um comentário

Depois de receberem a mensagem, os Mostrengos vão preparar o Caldeirão das Respostas.
Vamos adicionar ingredientes grotescos, polvilhar com purpurinas e pózinhos e quando estiver tudo a borbulhar, enviamos o mail com o resultado. Combinado?