SER CRIANÇA É ... O cantinho da nossa Alma onde se é genuinamente feliz. É onde queremos que estejam todas as crianças que conhecemos e aquelas que não conhecemos. As nossas e as dos outros. As daqui e as de além.

Queremos fazer desse canto da Alma uma mansão cheia de portas e túneis, um castelo ou uma gruta com espaço para aventuras em terra, no espaço, ou no mundo subaquático. Aqui, os monstros e as fadas podem fazer corridas de carros contra os animais das fábulas. Aqui vamos contar, ilustrar, animar, vamos trazer quem saiba escrever sobre coisas interessantes para os miúdos e para os graúdos deles. O nosso limite é o da imaginação. E todos nós sabemos onde ela leva as crianças...

terça-feira, 9 de agosto de 2022

Chico Fantástico Super Herói de Plástico

 


O conto de hoje veio aqui parar de uma forma muito bizarra...!

Quase sempre, um livro poisa aqui porque:

- gostamos de quem o escreveu ou de quem o ilustrou

- fala de coisas muito importantes

- é divertido

- brinca com as palavras, com sons ou com ideias

- faz festinhas no nosso coração

- ajuda a lidar com um sentimento

-…ai, por tantos motivos…tantos mesmo que às vezes nem há palavras para descrever. Olhem, porque sim!

O conto de hoje, dizia eu, que foi escolhido de forma muito estranha. Porquê?

O autor, Pedro Seromenho escreveu muitos livros, é um dos nossos escritores favoritos. Nasceu no Zimbabué e por enquanto vive em Braga (mas isto dos escritores, nunca se sabe…são gente que gosta muito de andar de cá para lá e de lá para cá…). 

Diz sobre si próprio que é primeiro leitor e depois escritor, ilustrador, editor, contador de histórias e detetive de pares de meias perdidas.

Era mesmo disto que precisávamos, nós que andamos sempre a tentar encontrar o par para uma meia sozinha!

Este “Chico Fantástico, super herói de plástico” podia ter vindo parar ao Conto ao Ouvido por ser uma ferramenta super fantástica para aprender sobre os 3 Rs: Reduzir, Reutilizar e Reciclar! Podia, sim senhor. Podia ser porque está muito bem escrito e ilustrado. Já agora, quem ilustrou foi o José Machado, um artista incrível que vale a pena explorar. Principalmente para quem adora o traço da influência das bandas desenhadas poderosas.

Mas vamos então explicar como veio aqui parar o Chico Fantástico. Quando não andamos pelos corredores das Bibliotecas, sentados no chão “com as pernas à chinês”, estamos onde houver internet, a espreitar contos, autores e as coisas que eles fazem. Foi assim que encontrámos o Pedro Seromenho, sentadinho numa cadeira em frente a um computador, numa sala com papel de parede amarelo às florinhas prateadas e uma porta amarela, a segurar o seu livro amarelo. Ouvimos de fio a pavio, da boca de quem escreveu, as palavras todinhas deste conto e foi tão bom. É sempre maravilhoso ter o privilégio de ouvir um autor ler em voz alta aquilo que imaginou e foi isso que sentimos neste vídeo de 15 minutinhos. Vale a pena assistir até ao fim para ainda termos direito a um miminho nos últimos segundos.

Seguindo o conselho do autor: “sejamos todos heróis. Um pequeno gesto faz toda a diferença.” Pensemos no nosso Planeta Azul e naquilo que podemos fazer para o deixarmos melhor do que o encontrámos.

Original de Pedro Seromenho //  Lido a partir de “Chico Fantástico Super Herói de Plástico” – Paleta de Letras


Sem comentários:

Enviar um comentário

Depois de receberem a mensagem, os Mostrengos vão preparar o Caldeirão das Respostas.
Vamos adicionar ingredientes grotescos, polvilhar com purpurinas e pózinhos e quando estiver tudo a borbulhar, enviamos o mail com o resultado. Combinado?