SER CRIANÇA É ... O cantinho da nossa Alma onde se é genuinamente feliz. É onde queremos que estejam todas as crianças que conhecemos e aquelas que não conhecemos. As nossas e as dos outros. As daqui e as de além.

Queremos fazer desse canto da Alma uma mansão cheia de portas e túneis, um castelo ou uma gruta com espaço para aventuras em terra, no espaço, ou no mundo subaquático. Aqui, os monstros e as fadas podem fazer corridas de carros contra os animais das fábulas. Aqui vamos contar, ilustrar, animar, vamos trazer quem saiba escrever sobre coisas interessantes para os miúdos e para os graúdos deles. O nosso limite é o da imaginação. E todos nós sabemos onde ela leva as crianças...

quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

Flávio e os dentes assustadores

 


Aqui está o exemplo de uma história bem escrita, com a dose certíssima de humor, ilustrações magníficas, ótimo de ler em voz alta e excelente de ser ouvido!

Mas Jarvis, o autor também queria passar uma mensagem. É daquelas que se perguntarmos às crianças elas saberão apontar: muitas vezes escondemos o que somos com medo do que os outros possam pensar...É cruel mas é recorrente e não escolhe idade para acontecer.

Escondermos a nossa própria natureza é algo tão vincado no dia-a-dia que sermos autênticos quase soa a estranho.

O Flávio, a personagem principal desta história era temido por todos mas lá no fundo não deixava de ser frágil. Um jacaré assustador mas que quando revela o que considera ser uma fraqueza, percebe que há mais na vida para se ser do que apenas assustador!

Sobre o escritor importa dizer que é britânico, vive em Manchester. “Flávio e os dentes assustadores” foi o primeiro livro que escreveu e ilustrou. As suas obras são de uma beleza indiscutível, são divertidas e cheias de ação. Jarvis partilha o entusiasmo que tem pela escrita visitando as escolas inglesas e falando sobre o seu trabalho.

Antes de se dedicar à Ilustração teve imensas profissões:  foi anunciador de números do Bingo, desenhou imagens para castelos insufláveis, é designer de capas de discos, diretor de filmes de animação...

 Original de Jarvis  //  Lido a partir de “Flávio e os dentes assustadores” – Minutos de leitura

Sem comentários:

Enviar um comentário

Depois de receberem a mensagem, os Mostrengos vão preparar o Caldeirão das Respostas.
Vamos adicionar ingredientes grotescos, polvilhar com purpurinas e pózinhos e quando estiver tudo a borbulhar, enviamos o mail com o resultado. Combinado?