SER CRIANÇA É ... O cantinho da nossa Alma onde se é genuinamente feliz. É onde queremos que estejam todas as crianças que conhecemos e aquelas que não conhecemos. As nossas e as dos outros. As daqui e as de além.

Queremos fazer desse canto da Alma uma mansão cheia de portas e túneis, um castelo ou uma gruta com espaço para aventuras em terra, no espaço, ou no mundo subaquático. Aqui, os monstros e as fadas podem fazer corridas de carros contra os animais das fábulas. Aqui vamos contar, ilustrar, animar, vamos trazer quem saiba escrever sobre coisas interessantes para os miúdos e para os graúdos deles. O nosso limite é o da imaginação. E todos nós sabemos onde ela leva as crianças...

sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

Desejo de Natal

 


Livros pop-up! Irresistíveis, maravilhosos, divertidos, mas acima de tudo frágeis, tão frágeis!

Raramente escapam à fita cola mas encantam quem os manuseia.

Dos mais simples aos mais elaborados, são verdadeiras obras de arte. A técnica é complexa e muitas vezes faz disparar o preço da obra.

A história que hoje escutamos foi retirada de um livro pop-up delicioso. As ilustrações são apelativas e é muito divertido fazer girar o livro ora na vertical, ora na horizontal. Há tantos pormenores para explorar que a leitura fica ainda mais entusiasmante. É um livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para projetos relacionados com o Natal na Educação Pré-Escolar, 1º e 2º anos.

Estamos na semana de Natal, mas esta história não foi escolhida apenas por isso. É uma lição de superação, de luta pelos nossos desejos e ambições. Nunca desistir mesmo quando somos cabritinhos-monteses e queremos ir mais longe!

Original de Laurence Bouvard  //  Lido a partir de “Desejo de Natal” – Editora Civilização

Sem comentários:

Enviar um comentário

Depois de receberem a mensagem, os Mostrengos vão preparar o Caldeirão das Respostas.
Vamos adicionar ingredientes grotescos, polvilhar com purpurinas e pózinhos e quando estiver tudo a borbulhar, enviamos o mail com o resultado. Combinado?