SER CRIANÇA É ... O cantinho da nossa Alma onde se é genuinamente feliz. É onde queremos que estejam todas as crianças que conhecemos e aquelas que não conhecemos. As nossas e as dos outros. As daqui e as de além.

Queremos fazer desse canto da Alma uma mansão cheia de portas e túneis, um castelo ou uma gruta com espaço para aventuras em terra, no espaço, ou no mundo subaquático. Aqui, os monstros e as fadas podem fazer corridas de carros contra os animais das fábulas. Aqui vamos contar, ilustrar, animar, vamos trazer quem saiba escrever sobre coisas interessantes para os miúdos e para os graúdos deles. O nosso limite é o da imaginação. E todos nós sabemos onde ela leva as crianças...

domingo, 19 de abril de 2020

QUANDO ME SINTO...ZANGADO


Este conto faz parte de uma coleção de vários livros da escritora e ilustradora Trace Moroney. As histórias, criadas em 2005, começam todas com o mesmo título "Quando me sinto...". Cada livro aborda um sentimento - Amado, Bondoso, Feliz, Zangado, Sozinho, Triste, com Inveja e com Medo.

Entretanto já ganharam mais 2 títulos recentemente: Nervoso e Dececionado.

De tanto por onde escolher optámos pelo Zangado. Porquê? Porque é normal sentirmo-nos zangados. E os tempos que vivemos durante esta pandemia que marca o início do século, e que hão de ser estudados por diversas disciplinas incluíndo a Psicologia Pediátrica, são o tubo de ensaio "perfeito" para trabalhar os sentimentos. Os nossos, mas acima de tudo, os das nossas crianças.

O confinamento, a ausência de contacto com os seus pares, professores e outros círculos familiares e sociais espoletam "vulcões" como nos ilustra o herói do conto de hoje. Tudo isto é certo mas também é certo que com as nossas crianças estamos nós. E, se lhes cabe a eles exteriorizar, cabe-nos a nós amparar (como sempre) as quedas. Tão somente isso: amparar. A queda vai ser dada, o joelho vai ficar arranhado, o orgulho fica ferido mas logo chega o tempo de limpar, desinfetar, pôr um curativo e dar beijinhos.

A coleção é fantástica mas este título pareceu tão apropriado...

E, com  ou sem arco-íris, tudo há de ficar bem. Em breve.

Original de Trace Moroney  //  Lido a partir de “Quando me sinto...Zangado” – Porto Editora

Sem comentários:

Enviar um comentário

Depois de receberem a mensagem, os Mostrengos vão preparar o Caldeirão das Respostas.
Vamos adicionar ingredientes grotescos, polvilhar com purpurinas e pózinhos e quando estiver tudo a borbulhar, enviamos o mail com o resultado. Combinado?