SER CRIANÇA É ... O cantinho da nossa Alma onde se é genuinamente feliz. É onde queremos que estejam todas as crianças que conhecemos e aquelas que não conhecemos. As nossas e as dos outros. As daqui e as de além.

Queremos fazer desse canto da Alma uma mansão cheia de portas e túneis, um castelo ou uma gruta com espaço para aventuras em terra, no espaço, ou no mundo subaquático. Aqui, os monstros e as fadas podem fazer corridas de carros contra os animais das fábulas. Aqui vamos contar, ilustrar, animar, vamos trazer quem saiba escrever sobre coisas interessantes para os miúdos e para os graúdos deles. O nosso limite é o da imaginação. E todos nós sabemos onde ela leva as crianças...

segunda-feira, 27 de abril de 2020

O LIVRO DOS MEDOS


O conto de hoje é sobre aquilo que diz logo no título: os Medos. O livro é sobre eles. Em todas as suas formas e "disformas" e com todas as cores, tamanhos e sombras. As ilustrações de Marta Madureira espelham o que não se consegue descrever. Olhos por todo o lado, mãos agarradoras, bocas estranhas, braços que não param de estender-se e que querem agarrar-nos...O medo faz parte de nós e em todas as idades. O da Carolina é o Martim-Sem-Dentes, assim cheio de maiúsculas e tracinhos. Sem dentes mas cheio de tracinhos. Assustador e que não a deixa dormir. E o da Mãe? Olha, nem é só um, são vários. Os medos dos adultos também têm mãos, bocas, braços e também agarram. O que fazer para os afastarmos? Acaba por vir da cabeça da Carolina a solução. E que engenhosa foi!

A autora chama-se Adélia Carvalho. Penafidelense (que é como se denominam as pessoas naturais de Penafiel. Adoramos substantivos como este. Por isso, adoramos também os Albicastrenses e os Escalabitanos! De Castelo Branco e Santarém respetivamente), é a mais nova de 7 irmãos e em criança "devorava" os contos narrados pelo avô materno. Não admira portanto que seja uma escritora de mão cheia. Mas também faz mais coisas ligadas aos livros: é fundadora da livraria Papa-Livros e da editora Tcharan, e é autora de vários livros infantis premiados e traduzidos em vários idiomas.

Original de Adélia Carvalho //  Lido a partir de “O livro dos medos” – Trampolim Edições


Sem comentários:

Enviar um comentário

Depois de receberem a mensagem, os Mostrengos vão preparar o Caldeirão das Respostas.
Vamos adicionar ingredientes grotescos, polvilhar com purpurinas e pózinhos e quando estiver tudo a borbulhar, enviamos o mail com o resultado. Combinado?