SER CRIANÇA É ... O cantinho da nossa Alma onde se é genuinamente feliz. É onde queremos que estejam todas as crianças que conhecemos e aquelas que não conhecemos. As nossas e as dos outros. As daqui e as de além.

Queremos fazer desse canto da Alma uma mansão cheia de portas e túneis, um castelo ou uma gruta com espaço para aventuras em terra, no espaço, ou no mundo subaquático. Aqui, os monstros e as fadas podem fazer corridas de carros contra os animais das fábulas. Aqui vamos contar, ilustrar, animar, vamos trazer quem saiba escrever sobre coisas interessantes para os miúdos e para os graúdos deles. O nosso limite é o da imaginação. E todos nós sabemos onde ela leva as crianças...

quarta-feira, 20 de novembro de 2019

UM SALTO DE GAFANHOTO


A autora de hoje é repetente no blog. Entrou sorrateira com formiguinhas n' O Formigueiro Avariado e “salta” de novo para dentro do Conto ao Ouvido com outro inseto: o gafanhoto. 

Margarida Fonseca Santos é dada a bichinhos e nós também! A autora começou por sentir o apelo da Música através das pedras pretas e brancas de um piano e tornou-se mesmo Professora de Formação Musical mas eis que lhe entra mente adentro outro “bichinho”: o da escrita! E é então, em 1993, que a paixão arrebatou a pianista e pelo pulso a elevou num turbilhão de letras. 

Dedica-se a tempo inteiro à escrita, publicou diversos livros, na sua maioria para crianças e escreve para Teatro. Orienta cursos de Escrita Criativa, é responsável por projetos como o Histórias em 77 Palavras (uma plataforma genial de desafios de escrita) , escreve para adultos e assina, com Maria João Lopo de Carvalho, a coleção juvenil “ 7 irmãos” e, com Maria Teresa Maia Gonzalez “As Aventuras de Colombo”.

Apresentada a autora, espreitamos o conto de hoje: o que há para lá do conforto do nosso mundo? Um mundo que começa por ser a família próxima, depois os amigos, os colegas, outros adultos e mais gente…para depois querermos mais mundo. 

O Mundo (este mesmo, com maiúscula) que está lá fora à nossa espera tem muito para explorar. A começar pela diversidade de mundos, gentes e vidas. Tão iguais e tão diferentes da que levamos. 

O desafio é saltarmos do nosso mundo para este Mundão cheio de cores e nunca, mas nunca olhar para baixo!

Original de Margarida Fonseca Santos  //  Lido a partir de “Um salto de gafanhoto” – Clube do Autor Editora

Sem comentários:

Enviar um comentário

Depois de receberem a mensagem, os Mostrengos vão preparar o Caldeirão das Respostas.
Vamos adicionar ingredientes grotescos, polvilhar com purpurinas e pózinhos e quando estiver tudo a borbulhar, enviamos o mail com o resultado. Combinado?