SER CRIANÇA É ... O cantinho da nossa Alma onde se é genuinamente feliz. É onde queremos que estejam todas as crianças que conhecemos e aquelas que não conhecemos. As nossas e as dos outros. As daqui e as de além.

Queremos fazer desse canto da Alma uma mansão cheia de portas e túneis, um castelo ou uma gruta com espaço para aventuras em terra, no espaço, ou no mundo subaquático. Aqui, os monstros e as fadas podem fazer corridas de carros contra os animais das fábulas. Aqui vamos contar, ilustrar, animar, vamos trazer quem saiba escrever sobre coisas interessantes para os miúdos e para os graúdos deles. O nosso limite é o da imaginação. E todos nós sabemos onde ela leva as crianças...

quarta-feira, 25 de setembro de 2019

EU ACREDITO



David Machado já “esteve” lá em casa tantas vezes que se calhar lhe devíamos colocar um prato à mesa ou melhor: uma almofada extra à cabeceira da cama do mais velho onde nos aninhamos para a história da noite antes de ir cada um para a sua…!

O escritor, que nasceu em Lisboa em 1978, estudou números, fez cálculos e refletiu muito sobre Economia, Gestão, Matemática, Estatística e blá blá blá, coisas necessárias mas muito
a-b-o-r-r-e-c-i-d-a-s…
...e depois, ali por 2006, descobriu que Gestão rima melhor com Coração, Economia com Melancia e Finanças com Crianças.

Publicou romances mas do que gostamos mesmo por aqui são dos contos deste autor. Já espreitámos para dentro de malas assombradas, demos de comer a animais inventados, partilhámos gel de duche com tubarões, estamos ansiosos por descobrir como podemos ajudar mas agora queremos falar sobre aquilo em que acreditamos. 

As crianças têm um modo peculiar de entender o mundo, recolhem informação e processam-na de acordo com as competências que adquirem mas fundamentalmente com recurso à imaginação.

No conto “Eu acredito” mergulhamos num lago sereno de factos. Não há dúvidas. São as considerações de alguém seguro do que sabe e essa é a sua realidade. Acreditar é isso mesmo: ter convicções sem sequer ser preciso recorrer ao que os outros pensam…

Original de David Machado  //  Lido a partir de: "Eu Acredito" - Alfaguara

2 comentários:

  1. O Conto " Eu Acredito " é um dos meus preferidos do David Machado porque me leva para a imaginação maravilhosas e ingénua das crianças. Outro dos contos e este mais recente publicado no Diário de Noticias no dia do livro infantil , e lido por Ana Sofia Paiva com o Titulo "Esta História " o qual mostra como são as crianças e os seus interesses.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É sem dúvida um autor extraordinário e de quem gostamos muito, pela forma como usa a linguagem, pelas mensagens mas acima de tudo porque temos a certeza que tem carta-branca para vaguear entre o ser adulto e o ser Criança!

      Eliminar

Depois de receberem a mensagem, os Mostrengos vão preparar o Caldeirão das Respostas.
Vamos adicionar ingredientes grotescos, polvilhar com purpurinas e pózinhos e quando estiver tudo a borbulhar, enviamos o mail com o resultado. Combinado?