SER CRIANÇA É ... O cantinho da nossa Alma onde se é genuinamente feliz. É onde queremos que estejam todas as crianças que conhecemos e aquelas que não conhecemos. As nossas e as dos outros. As daqui e as de além.

Queremos fazer desse canto da Alma uma mansão cheia de portas e túneis, um castelo ou uma gruta com espaço para aventuras em terra, no espaço, ou no mundo subaquático. Aqui, os monstros e as fadas podem fazer corridas de carros contra os animais das fábulas. Aqui vamos contar, ilustrar, animar, vamos trazer quem saiba escrever sobre coisas interessantes para os miúdos e para os graúdos deles. O nosso limite é o da imaginação. E todos nós sabemos onde ela leva as crianças...

sábado, 1 de junho de 2019

TARTE PARA INIMIGOS


Antes de mais: feliz Dia da Criança 2019!!!

Derek Munson é escritor, orador e descreve-se como “sonhador a tempo inteiro”. 

O conto de hoje foi o primeiro que escreveu para crianças e com ele somou mais de uma dezena de prémios nos Estados Unidos. É lá que vive, em Washington.

A forma como chega aqui hoje é diferente daquilo a que estamos habituados. Eu explico: no blog lemos sempre a partir de livros físicos. Alguns nossos, comprados, outros emprestados por amigos ou pelas bibliotecas que visitamos. No caso de “Tarte para inimigos” não lemos assim. Lemos a partir do blog www.portaldacrianca.com

Este livro ainda não tem edição traduzida mas quando “tropeçámos” nele não conseguimos resistir. A história é muito gira! “Gira”, não serve como descrição, já sabemos que os professores de Português não gostam que usemos coisas destas (e à conta de "coisas" levei umas reguadas da D. Rosalina)… A história é genial! Aborda aquela sensação que às vezes temos de que alguém não gosta de nós, logo deve ser nosso inimigo. Não sabemos quando, nem como, nem porquê mas em determinado momento decidimos que aquela pessoa só pode ser nossa inimiga. 

Que medidas toma o pai deste menino para resolver o problema? A solução está em enfrentarmos aquilo que nos perturba, que nos deixa intrigados e que desconhecemos. O diálogo, o convívio e acima de tudo a salutar comunicação, fazem milagres! 

Original de Derek Munson  //  Lido a partir de: "Ler uma história..." - in www.portaldacrianca.com


Sem comentários:

Enviar um comentário

Depois de receberem a mensagem, os Mostrengos vão preparar o Caldeirão das Respostas.
Vamos adicionar ingredientes grotescos, polvilhar com purpurinas e pózinhos e quando estiver tudo a borbulhar, enviamos o mail com o resultado. Combinado?