SER CRIANÇA É ... O cantinho da nossa Alma onde se é genuinamente feliz. É onde queremos que estejam todas as crianças que conhecemos e aquelas que não conhecemos. As nossas e as dos outros. As daqui e as de além.

Queremos fazer desse canto da Alma uma mansão cheia de portas e túneis, um castelo ou uma gruta com espaço para aventuras em terra, no espaço, ou no mundo subaquático. Aqui, os monstros e as fadas podem fazer corridas de carros contra os animais das fábulas. Aqui vamos contar, ilustrar, animar, vamos trazer quem saiba escrever sobre coisas interessantes para os miúdos e para os graúdos deles. O nosso limite é o da imaginação. E todos nós sabemos onde ela leva as crianças...

sexta-feira, 14 de junho de 2019

E O BURRO SOU EU?



Rimas, lenga-lengas, frases feitas, provérbios…! Adoramos e queremos mais e mais, sempre.

A propósito de provérbios, andámos há semanas à procura de contos que abordem esta temática e há mesmo muitos. Escolhemos um. É sobre burros. E há tantos provérbios com/sobre burros!

Henrique Pereira escreveu o conto que trazemos hoje. É professor do Ensino Básico em Aveiro e depois de editar o primeiro livro em 2002 “Os animais também são gente” já publicou outros e mais recentemente este: “E o burro sou eu?”.

E se…houvesse uma linguagem de Animais e outra de Homens e o sentido das palavras não fosse sempre o mesmo? E se, quando um burro fala só baixassem as orelhas outros burros? Faz sentido. Quem não é burro pode continuar a falar. Se queres que um burro baixe as orelhas porque estás a falar é bom que sejas burro, porque se não garanto-te que ele não vai baixar nada!...

Confusos ou finalmente esclarecidos?

Como dissemos há muitos provérbios (ou expressões) ao longo do conto e, como não queremos que percam pitada, usamos um truque: sempre que estiver para “sair” algo sobre burros vão ouvir um zurro. Estejam atentos porque há lá pelo meio provérbios sobre outras coisas mas se não os encontrarem não se preocupem que também não é por aí que o gato vai às filhós!

Original de Henrique Pereira  //  Lido a partir de: "E o burro sou eu?" - Edições Livro Directo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Depois de receberem a mensagem, os Mostrengos vão preparar o Caldeirão das Respostas.
Vamos adicionar ingredientes grotescos, polvilhar com purpurinas e pózinhos e quando estiver tudo a borbulhar, enviamos o mail com o resultado. Combinado?