SER CRIANÇA É ... O cantinho da nossa Alma onde se é genuinamente feliz. É onde queremos que estejam todas as crianças que conhecemos e aquelas que não conhecemos. As nossas e as dos outros. As daqui e as de além.

Queremos fazer desse canto da Alma uma mansão cheia de portas e túneis, um castelo ou uma gruta com espaço para aventuras em terra, no espaço, ou no mundo subaquático. Aqui, os monstros e as fadas podem fazer corridas de carros contra os animais das fábulas. Aqui vamos contar, ilustrar, animar, vamos trazer quem saiba escrever sobre coisas interessantes para os miúdos e para os graúdos deles. O nosso limite é o da imaginação. E todos nós sabemos onde ela leva as crianças...

quinta-feira, 8 de junho de 2017

MONTERROSSO


...não é engano: o “nosso” Monterrosso leva dois esses.
Quem serviu de inspiração ao título desta história foi Monterroso, o autor latino-americano que escreveu aquele que é considerado o conto mais curto de sempre: “Quando acordou, o dinossauro ainda estava lá.

Mais do que escritor, contador, jornalista ou aspirante a futebolista, João Ferreira Oliveira, o autor que destacamos aqui, é viajante. Literal (porque viaja e escreve sobre isso enquanto jornalista para a revista Evasões) e literariamente (porque escreve destinos, cria mundos e leva-nos lá).

Depois de “A origem das espécies reinventada” (Trinta por uma linha, 2011), “A estranha história do príncipe que inventou o abecedário” e “Diário das coisas impossíveis” (ambos editados pela Máquina de voar e selecionados para o Plano Nacional de Leitura) João Ferreira Oliveira coloca-nos nas mãos e na consciência, enquanto educadores, este seu 4º livro para crianças – Monterrosso.

Achou estranho, ali atrás, dizermos que nos coloca o conto na consciência? Pois foi exatamente isso que fomos sentindo ao longo desta belíssima história. Quantas vezes chegou ao final do dia e pesou o número de ocasiões em que perdeu as estribeiras e ralhou? Não acontece só consigo. Chega a sentir que há dias em que parece que não fez mais nada...é esgotante para quem educa e para quem está a ser educado.

Neste conto há pais que não sabem do seu menino. Um traquinas com carradas de imaginação, um devorador de histórias que desaparece do seu quarto. Partamos com os pais em busca de Monterrosso. A viagem será longa e reveladora. Sobe a bordo?


Original de João Ferreira Oliveira // Lido a partir de "Monterrosso" - Editora Máquina de voar

Sem comentários:

Enviar um comentário

Depois de receberem a mensagem, os Mostrengos vão preparar o Caldeirão das Respostas.
Vamos adicionar ingredientes grotescos, polvilhar com purpurinas e pózinhos e quando estiver tudo a borbulhar, enviamos o mail com o resultado. Combinado?