SER CRIANÇA É ... O cantinho da nossa Alma onde se é genuinamente feliz. É onde queremos que estejam todas as crianças que conhecemos e aquelas que não conhecemos. As nossas e as dos outros. As daqui e as de além.

Queremos fazer desse canto da Alma uma mansão cheia de portas e túneis, um castelo ou uma gruta com espaço para aventuras em terra, no espaço, ou no mundo subaquático. Aqui, os monstros e as fadas podem fazer corridas de carros contra os animais das fábulas. Aqui vamos contar, ilustrar, animar, vamos trazer quem saiba escrever sobre coisas interessantes para os miúdos e para os graúdos deles. O nosso limite é o da imaginação. E todos nós sabemos onde ela leva as crianças...

terça-feira, 14 de julho de 2015

A FAMÍLIA DOS MACACOS


Nascida em 1973, lisboeta de berço, poeta, professora e crítica literária no suplemento literário do jornal “Público”, a escritora que temos o prazer de conhecer com o conto de hoje é, desde 2010, membro da Comissão de Leitura da Fundação Calouste Gulbenkian. Rita Taborda Duarte publica regularmente no site "Rol de Livros" da Fundação no qual podemos consultar as considerações de vários críticos sobre o que se edita no nosso país desde os anos 60 do século passado até aos dias de hoje.

A contribuição de Rita para a produção literária passa pela poesia e colaborações coletivas de ficção mas é na literatura para crianças que desagua o grande rio da imaginação da escritora. Por entre obras com ilustrações premiadas, e outras selecionadas para o Plano Nacional de Leitura, a lista de contos infantis é já considerável e merecedora de futura visita. Fica a vontade de voltar a esta autora com a narração de outro conto...

Hoje, convidamos a entrar no nosso imaginário uma família inteirinha: Pai, Mãe, Filho e Filha. Pais como cada um de nós somos, filhos como os que temos, somos ou conhecemos. Não se admirem os que na história se sentirem retratados. Faz parte daquilo que gostamos de considerar crescimento saudável e é como gostamos que as nossas crianças sejam: ativas, brincalhonas, felizes, dinâmicas. A infância tem que espelhar energia. Há um tempo para tudo e cabe a cada um de nós, educadores/pais, levar muitas das nossas tarefas e responsabilidades com muito, muito, muito humor.


Original de Rita Taborda Duarte  //  Lido a partir de “A família dos macacos” – Editorial Caminho

Sem comentários:

Enviar um comentário

Depois de receberem a mensagem, os Mostrengos vão preparar o Caldeirão das Respostas.
Vamos adicionar ingredientes grotescos, polvilhar com purpurinas e pózinhos e quando estiver tudo a borbulhar, enviamos o mail com o resultado. Combinado?