SER CRIANÇA É ... O cantinho da nossa Alma onde se é genuinamente feliz. É onde queremos que estejam todas as crianças que conhecemos e aquelas que não conhecemos. As nossas e as dos outros. As daqui e as de além.

Queremos fazer desse canto da Alma uma mansão cheia de portas e túneis, um castelo ou uma gruta com espaço para aventuras em terra, no espaço, ou no mundo subaquático. Aqui, os monstros e as fadas podem fazer corridas de carros contra os animais das fábulas. Aqui vamos contar, ilustrar, animar, vamos trazer quem saiba escrever sobre coisas interessantes para os miúdos e para os graúdos deles. O nosso limite é o da imaginação. E todos nós sabemos onde ela leva as crianças...

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Nota breve para enaltecer quem cria obras de arte


O objetivo máximo deste blog sempre foi incentivar a leitura. Simples e claro.

Ouvir contar pode desencadear uma vontade de conhecer melhor determinado autor e querer procurar outras obras. Gostar do que se ouve pode abrir uma porta para querer ir buscar mais. Sempre e só: semear a mais magnífica das pedras preciosas, a única que semeada, brota: a leitura!

Em pesquisas passam-me literalmente pelas mãos, numa só manhã, dezenas de livros e sinto genuíno entusiasmo apenas em tocar nas capas, antecipação ao abri-los e ver a primeira página ora em branco ora com desenhos que deixam no ar o que lá dentro virá. Tê-los, tocar-lhes, cheirá-los, senti-los são sensações que jamais poderei anexar às narrações. O delicado investimento de cada ilustrador e designer é impagável e impossível de reproduzir.

Há livros que temos que segurar enquanto lemos. Foram feitos para serem tocados, acariciados, têm texturas, rugosidades, brilhos, coisas escondidas, expressões desenhadas nas personagens que ajudam quem lê a teatralizar a fala mas que provocam reações imediatas logo ao virar a página. E isto é irreproduzível.

Prometi a mim mesma não recorrer a efeitos sonoros mas tive que ceder. Há contos que merecem uma coisinha extra. Vou recorrer a eles o menos possível por ter a certeza que quero manter-me fiel à ideia que um livro é para contar, narrar, sussurrar e cantar. Mas que uns pozinhos de fada ajudam, ajudam!

Agora é levantar o rabinho e se não for para comprar novo pelo menos toca a visitar uma Biblioteca e usar mais sentidos para além da audição. Combinado?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Depois de receberem a mensagem, os Mostrengos vão preparar o Caldeirão das Respostas.
Vamos adicionar ingredientes grotescos, polvilhar com purpurinas e pózinhos e quando estiver tudo a borbulhar, enviamos o mail com o resultado. Combinado?