SER CRIANÇA É ... O cantinho da nossa Alma onde se é genuinamente feliz. É onde queremos que estejam todas as crianças que conhecemos e aquelas que não conhecemos. As nossas e as dos outros. As daqui e as de além.

Queremos fazer desse canto da Alma uma mansão cheia de portas e túneis, um castelo ou uma gruta com espaço para aventuras em terra, no espaço, ou no mundo subaquático. Aqui, os monstros e as fadas podem fazer corridas de carros contra os animais das fábulas. Aqui vamos contar, ilustrar, animar, vamos trazer quem saiba escrever sobre coisas interessantes para os miúdos e para os graúdos deles. O nosso limite é o da imaginação. E todos nós sabemos onde ela leva as crianças...

sexta-feira, 18 de julho de 2014

MAIS UMA OVELHA?


Hum...se para adormecer há quem conte ovelhas, o que acontece aos pastores quando as contam ao final do dia? Aposto que não sofrem de insónia! – foi mais ou menos esta linha de pensamento que levou Mij Kelly a criar este conto.

A história é-nos oferecida em rima o que torna a leitura hilariante e facilita a memorização do enredo. Este é um género ao qual pretendo voltar porque é percetível o quanto as crianças apreciam a rima e como gostam de terminar cada frase...mesmo com sono!

A certa altura para ilustrar o ponto alto da atuação das ovelhas e para ajudar o pastor Gaspar (e os pequeninos) a contar até dez sem adormecer, as páginas do livro abrem criando um efeito muito divertido de palco e cortinas. Noutro ponto da história, há uma sequência de acontecimentos não narrados (o lobo leva com a porta no nariz e o vento atira-o para longe) e tive que recorrer a alguns truques sonoros. O meu desejo era evitar estes efeitos mas tenho que admitir que há alturas em que a história justifica que os use. Paciência, na vida temos que ser flexíveis, certo?

Quanto à autora, Mij Kelly nasceu na Escócia mas viveu grande parte da infância na Índia. Experimentou as mais variadas profissões até ter decidido que era bem mais divertido ficar em casa a inventar histórias com o filho Frankie e o cão Otis.


Original de Mij Kelly  //  Lido a partir de "Mais uma ovelha?" - Livros Horizonte


Sem comentários:

Enviar um comentário

Depois de receberem a mensagem, os Mostrengos vão preparar o Caldeirão das Respostas.
Vamos adicionar ingredientes grotescos, polvilhar com purpurinas e pózinhos e quando estiver tudo a borbulhar, enviamos o mail com o resultado. Combinado?