SER CRIANÇA É ... O cantinho da nossa Alma onde se é genuinamente feliz. É onde queremos que estejam todas as crianças que conhecemos e aquelas que não conhecemos. As nossas e as dos outros. As daqui e as de além.

Queremos fazer desse canto da Alma uma mansão cheia de portas e túneis, um castelo ou uma gruta com espaço para aventuras em terra, no espaço, ou no mundo subaquático. Aqui, os monstros e as fadas podem fazer corridas de carros contra os animais das fábulas. Aqui vamos contar, ilustrar, animar, vamos trazer quem saiba escrever sobre coisas interessantes para os miúdos e para os graúdos deles. O nosso limite é o da imaginação. E todos nós sabemos onde ela leva as crianças...

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

O APRENDIZ DE FEITICEIRO



Jakob e Wilhelm, os obreiros e incansáveis contadores alemães, conhecidos como os irmãos Grimm, agraciaram e deliciaram gerações com as seus contos, fábulas, lendas e enigmas. São ícones de tudo quanto caiba na imaginação. As suas narrativas são universais e possuem marcas facilmente reconhecíveis: recorrem ao uso da metamorfose ou transformação quase sempre por meio da magia; integram com facilidade o sobrenatural, o fantástico, o mitológico; criam como eixo um enigma a ser desvendado; estão repletas de cenas de humor.

Nesta história encontramos um aprendiz de feiticeiro que, às escondidas, aprende e supera o mestre. Numa derradeira batalha ficaremos a saber quem triunfará, se o Bem se o Mal.


Original de Jacob e Wilhelm Grimm  //  Lido a partir de: "Os mais belos contos de fadas - Uma antologia RD" 1970

Sem comentários:

Enviar um comentário

Depois de receberem a mensagem, os Mostrengos vão preparar o Caldeirão das Respostas.
Vamos adicionar ingredientes grotescos, polvilhar com purpurinas e pózinhos e quando estiver tudo a borbulhar, enviamos o mail com o resultado. Combinado?