SER CRIANÇA É ... O cantinho da nossa Alma onde se é genuinamente feliz. É onde queremos que estejam todas as crianças que conhecemos e aquelas que não conhecemos. As nossas e as dos outros. As daqui e as de além.

Queremos fazer desse canto da Alma uma mansão cheia de portas e túneis, um castelo ou uma gruta com espaço para aventuras em terra, no espaço, ou no mundo subaquático. Aqui, os monstros e as fadas podem fazer corridas de carros contra os animais das fábulas. Aqui vamos contar, ilustrar, animar, vamos trazer quem saiba escrever sobre coisas interessantes para os miúdos e para os graúdos deles. O nosso limite é o da imaginação. E todos nós sabemos onde ela leva as crianças...

sexta-feira, 9 de julho de 2021

A menina com os olhos ocupados

Já aqui falamos sobre os motivos pelos quais optamos por uma obra, seja por quem criou, por quem ilustrou ou pela mensagem…também já dissemos onde vamos buscar as obras que lemos: às prateleiras lá de casa, à Biblioteca Municipal, às mãos de amigos que emprestam ou simplesmente porque nos cruzamos com eles quando andamos pelo mundo virtual…

Com o conto de hoje a coisa foi muito diferente: espreitou da beirinha de uma prateleira já na receção da Biblioteca quando íamos levantar a seleção para as férias grandes…

A nossa Biblioteca também gosta de sugerir livros já quando estamos de saída e este estava, de vermelho vivo por toda a capa, a gritar que ainda não tínhamos tudo! E veio connosco.

Como foi ele que nos escolheu, foi o primeiro a ser lido (e ainda nem fomos de férias!). Tem tudo o que gostamos: ilustrações maravilhosas, aguarelas, explosões de cor, movimento…e…está escrito em rima! Que para quem lê em voz alta é o melhor que se pode pedir para “agarrar” ouvidinhos escutadores!

Como se já não fosse suficientemente estranho ser um livro a escolher-nos, na manhã seguinte à leitura lá em casa, qual não é o nosso espanto quando lemos uma publicação do PNL a dar conta de que “A menina com os olhos ocupados” de André Carrilho foi incluída no Plano Nacional de Leitura!!! Precisamente nessa manhã! E por isso, hoje quisemos assinalar essa distinção e dar os parabéns ao autor, homenageando-o e à obra aqui, no Conto ao Ouvido.

Falta apenas falar um pouco sobre André Carrilho. É um dos mais prestigiados cartunistas portugueses. Galardoado com mais de 30 prémios nacionais e internacionais, publicou em 2015 um cartoon sobre a epidemia do ébola que ao tornar-se viral lhe valeu o convite para conceber um mural de caricaturas para a festa dos Óscares da revista Vanity Fair. Fiquem a conhecer um pouco melhor o seu trabalho aqui.

Original de André Carrilho  //  Lido a partir de “A menina com os olhos ocupados” – Bertrand Editora

Sem comentários:

Enviar um comentário

Depois de receberem a mensagem, os Mostrengos vão preparar o Caldeirão das Respostas.
Vamos adicionar ingredientes grotescos, polvilhar com purpurinas e pózinhos e quando estiver tudo a borbulhar, enviamos o mail com o resultado. Combinado?