SER CRIANÇA É ... O cantinho da nossa Alma onde se é genuinamente feliz. É onde queremos que estejam todas as crianças que conhecemos e aquelas que não conhecemos. As nossas e as dos outros. As daqui e as de além.

Queremos fazer desse canto da Alma uma mansão cheia de portas e túneis, um castelo ou uma gruta com espaço para aventuras em terra, no espaço, ou no mundo subaquático. Aqui, os monstros e as fadas podem fazer corridas de carros contra os animais das fábulas. Aqui vamos contar, ilustrar, animar, vamos trazer quem saiba escrever sobre coisas interessantes para os miúdos e para os graúdos deles. O nosso limite é o da imaginação. E todos nós sabemos onde ela leva as crianças...

sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

A RAPARIGA LIMPA, O RAPAZ SUJO

 


Bem-vinda de volta à nossa humilde casa de contos sussurrados ao ouvido D. Luísa Ducla Soares! 

Não há como resistir a coisas bem escritas, intemporais e que deixam as cabecinhas dos nossos mini-macro pensadores a pulsar. É certo que podem ser interpretadas de uma forma (literal) aos 3, 4 anos e de outra (mais profunda e analítica) aos 10 anos. E isso é o que todo o escritor pretende e ainda mais aquele que escreve para crianças! Porque esses sabem que as palavras e os seus sentidos têm tantas leituras quantas as experiências que quem as lê vai acumulando porque está precisamente a crescer.

Neste "Tudo ao contrário!" há 4 histórias: "O homem alto, a mulher baixinha", "O rapaz magro, a rapariga gorda", "A rapariga limpa, o rapaz sujo" e "A menina branca, o rapaz preto". Todas identificam diferenças, todas colocam as suas personagens em convivência e todas, sem exceção, mostram que o Mundo é feito de riscos e bolinhas, de curvas e linhas retas, de luz e escuridão, desta ou daquela escolha. E sim, tudo está certo. É no oposto àquilo que somos e conhecemos que crescemos. Abramos os olhos e abracemos o Mundo em toda a sua diferença e pluralidade e assim estamos a ensinar a tolerância, a empatia, a igualdade.

Original de Luísa Ducla Soares  //  Lido a partir de “Tudo ao contrário!” – Livros Horizonte 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Depois de receberem a mensagem, os Mostrengos vão preparar o Caldeirão das Respostas.
Vamos adicionar ingredientes grotescos, polvilhar com purpurinas e pózinhos e quando estiver tudo a borbulhar, enviamos o mail com o resultado. Combinado?